O branco sempre foi a cor à prova de falhas para usar na pintura e decoração de nossas casas, mas o marrom está substituindo o branco como o novo neutro.
Enquanto alguns decoradores se inclinam instintivamente para o branco, muitos concordam que os novos neutros; os que são amplamente inspirados pelas cores que emanam do mundo natural, nos ajudarão a nos sentirmos aterrados em nossas casas e devem ser considerados em vez do branco.
+ Forestcore: tendência que traz o ar livre para dentro de casa
+ Quais cores combinam com marrom? 4 combinações de cores perfeitas
+ 6 maneiras de fazer sua casa parecer ‘você’
Considerado um neutro escuro, o marrom terroso é aterrador, mas também possui uma elegância verdadeiramente sofisticada. Versátil, pode ser marcante ou permitir que outras tonalidades se destaquem. Aqui, especialistas, psicólogos de cores e decoradores exaltam as virtudes dessa ideia de cor de quarto antes detestada.
O BRANCO ESTÁ FORA DE MODA PARA 2023?
Como a maioria das coisas, as tendências de cores e decoração vêm e vão, então, enquanto o popular Brilliant White do início dos anos 2000 era extremamente popular, agora estamos vendo uma mudança repentina e acentuada de tons frios em favor de esquemas de cores mais quentes. Cores como taupe, bege, âmbar, marrom, ferrugem e tons de sépia estão tomando conta de nossos interiores. Também é uma boa cor para substituir o cinza em casa.
‘Brilliant White é uma cor artificial que foi desenvolvida após o fim da Segunda Guerra Mundial, explica Karen Haller. ‘É a única cor que não aparece no mundo natural, e é por isso que nossos corpos têm dificuldade de calibrar.’
Embora o branco nunca esteja completamente fora de moda, estamos vendo um ressurgimento de tons mais terrosos. A volta dos anos setenta vem influenciando as tendências de interiores para 2023; com uma paleta de taupes quentes, marrons bege e tons de caramelo vendo uma renovação acentuada.
“As tonalidades rústicas funcionam de forma encantadora tanto em propriedades de época quanto em propriedades modernas que têm um interior inspirado em arquivos, pois possuem corantes naturais que funcionam perfeitamente ao lado de tons mais quentes e envolventes”, diz Peter Gomez, designer-chefe da Zoffany.
QUAL É O NOVO BRANCO NO DESIGN DE INTERIORES
Dizer que o marrom está substituindo o branco em sua totalidade é certamente um exagero. Decorar com branco sempre terá um papel fundamental no design de interiores e na moda, mas é justo dizer que estamos cansados dessa cor sem decisão.
‘Branco é a perfeição’, diz Karen Haller, psicóloga das cores e autora do best-seller The Little Book of Color. ‘É puro e imaculado, e dá uma sensação de paz e tranquilidade, no entanto, o branco também pode ser percebido como frio, indiferente e estéril.’
É por esta razão que estamos vendo cada vez mais designers abandonando superfícies brancas puras em favor de neutros mais quentes. Decorar com marrom, em todas as suas variações, é um ótimo contraste para praticamente todas as cores, e quanto mais escuro o tom, mais nítido o contraste.
“Diga a alguém que você está pintando um quarto de marrom e observe-o recuar de horror”, diz Sarah Brown, diretora da Sarah Brown Interiors. “No entanto, essa cor tão difamada é um ótimo pano de fundo para acessórios em cores mais vivas, especialmente rosa neon, amarelo canário ou branco cremoso.”
A psicologia por trás do marrom também é positiva. ‘Sentimo-nos tranquilos e seguros com o marrom’, explica Karen Haller. ‘É sólido, confiável e forte.’
Fonte: Homes And Gardens
Fique por dentro das novidades pela nossa página no Facebook.